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Blog: Design: entre Entender e Imaginar

Design: entre Entender e Imaginar

Designers não devem perder de vista que tudo o que fazem em um projeto serve para encontrar uma solução a um problema. A segunda fase de nosso processo de Design de Serviço na Livework se chama Imaginar (depois de Entender e antes de Especificar e Construir). Por algum tempo questionamos a validade da palavra ‘imaginar’ por entendermos que ela poderia ser percebida por […]

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Design Thinking vs. Design de Serviço

Para um recém-chegado, os termos acima se confundem. Isso acontece, principalmente, porque não há um consenso, nem mesmo em suas próprias comunidades, sobre a definição ao campo de aplicação de cada disciplina. Serão elas coisas diferentes, complementares, ou a mesma coisa? O que expresso a seguir, então, é o meu entendimento de como Design Thinking e Design de Serviço, como […]

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Journey Mapping: a jornada é mais do que apenas dados na parede

Sem saber ou perceber, todos nós estamos vivendo jornadas todos os dias. Da hora que acordamos até a hora que vamos dormir, nos relacionando com pessoas, empresas e marcas. Foi esse o tema do primeiro workshop da Kerry Bodine na SDWEEK BR19′. Autora do livro “Outside In”, Kerry é uma das maiores especialistas do mundo em Experiência do Cliente. Durante a […]

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SDWEEK BR’19: Do Design de Serviço à Experiência do Cliente – Parte 2

Dando sequência a nossa review (leia a parte 1 aqui) sobre os principais destaques do dia de palestras da SDWEEK BR19′, compartilharemos as provocações apresentadas por Daniel Annenberg, Nubank e Kerry Bodine.  “Como se faz gestão para melhorar e manter a qualidade dos serviços públicos?”, Daniel Annenberg questiona No Brasil, estamos acostumados com a ideia de que os serviços públicos não funcionam […]

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SDWEEK BR’19: Do Design de Serviço à Experiência do Cliente – Parte 1

Na última semana aconteceu a primeira semana de Design de Serviço do Brasil: a SDWEEK BR’19, que trouxe como proposta discutir as convergências entre Design de Serviço e Experiência do Cliente. O evento contou com 1 dia de palestras e 3 dias de Workshops, e foi realizado pela parceria formada entre a Livework e a Altos Eventos. O dia de abertura contou […]

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O que é Customer Experience e por que isso é tão importante?

De acordo com a Forrester Research, 20% das empresas desistiram de investir em melhorar a experiência dos seu usuários esse ano. Entenda porquê isso pode ser um grande erro de estratégia. Sua empresa oferece um bem ou serviço. Outras empresas também oferecem a mesma coisa. Como saber se um cliente vai preferir você ou o concorrente? Hoje, podemos dizer que essa […]

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Serviços que levam em conta a experiência das mulheres

No último Ponto de Contato, tivemos a presença de Samille Sousa e Flávia Kawazoe, junto a mediação de Juliana Crizo, conversando sobre como podemos projetar serviços que levem em conta a experiência das mulheres. Todo serviço em algum momento precisará ser atualizado para se adequar mais ao que seu usuário necessita. Nos chama atenção perceber que algumas reparações dão a impressão […]

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User Experience: enxergando o ser humano por trás da tela

User Experience: Entenda a importância de humanizar a relação com o cliente em meio às ferramentas tecnológicas   O avanço tecnológico mudou para sempre a forma como as empresas se relacionam com seus clientes. Se por um lado a automatização nessas relações se tornou cada vez mais presente, entender o comportamento de quem interage com essas automatizações e consome seus serviços também não […]

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Iniciativa Tech|labs no Service Design Day

Todos os dias tecnologias estão emergindo e ganhando espaço na vida das pessoas, mas, o que gera real impacto não é tecnologia por si só, mas o valor que ela cria para quem a utiliza. Entendendo que o avanço tecnológico acontece em velocidade muito superior à apropriação das pessoas sobre o uso dessas tecnologias, a Livework apoiou a iniciativa interna […]

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Pedro Ungaretti compartilha como tirar melhor proveito de Entrevistas em Profundidade

Entender as pessoas e como elas se relacionam com bens e serviços, é chave para a realização de projetos realmente bons. Dentre as diversas ferramentas utilizadas para isso, as Entrevistas em Profundidade são sem dúvida uma das técnicas mais utilizadas, e saber como conduzi-las da melhor forma é essencial. Sabemos da necessidade de analisar, aprofundar e coletar informações e percepções para […]

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