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Blog: Ferramenta: Blueprint de Serviço

Ferramenta: Blueprint de Serviço

Se você já leu algo sobre Design de Serviço, é muito provável que o termo blueprint ou service blueprint tenha aparecido. Como se fosse um monstro de contos mitológicos, muitos já ouviram falar sobre a ferramenta mas poucos realmente tiveram a chance de ver uma pessoalmente. O que se encontra ao pesquisar na internet são exemplos pouco claros e bastante […]

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Tendências em Design de Serviço para 2016

Para o nosso artigo sobre tendências deste ano, descreveremos 5 caminhos que começaram a surgir em 2015 e que irão se tornar grandes em 2016. Muitas destas tendências de design de serviço não são completamente novas, mas todas elas têm ganhado impulso suficiente para impactar, de forma significativa, clientes e negócios. Uso estratégico do design de serviço Nós da Livework temos visto […]

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Como as pessoas agrupam as experiências em suas vidas

As expectativas das pessoas com relação a qualquer serviço são influenciadas pelas experiências prévias com serviços similares ou relacionados. Na cabeça das pessoas, serviços existem e tomam forma em grupos específicos. Cada elemento de um grupo influencia o seguinte, o que gera a base fundamental para as expectativas com esses serviços. Organizações podem se beneficiar altamente se entenderem em que grupo as pessoas as colocam. Cinco grupos que organizam […]

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Servir bem para servir sempre!

Por mais que o design de serviço tenha evoluído como disciplina para entregar melhores resultados e se tornar mais atraente para as organizações, infelizmente ainda há muita gente que não está ciente da importância de se entregar excelentes experiências aos seus clientes. O novo livro do sócio-fundador da Livework no Brasil, Luis Alt, tenta diminuir o volume da palavra “service […]

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UX – Produtos incríveis que ninguém quer

A ideia de escrever esse texto partiu de um caso curioso que sempre acontece no mercado, mas que eu só prestei real atenção depois que aconteceu com um cachorro. O Luis, sócio da Livework, tem um cachorro chamado Tommy que costuma vir na Livework quase todos os dias. A rotina do Tommy é sempre a mesma: chega, passa pela mesa das pessoas recebendo […]

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Design de Serviço — gerando comprometimento com o cliente e alinhamento na organização

Digitalização, experiências omni-channel e foco no cliente são apenas alguns dos grandes desafios das organizações que a abordagem do design pode ajudar a resolver. O design de serviço utiliza a cocriação com clientes e colaboradores para encontrar soluções inovadoras, oferecendo ferramentas para apresentar as histórias dos clientes de maneira visual, fácil de entender e baseada em experiências reais. No entanto, isso […]

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O que o “3D Touch” da Apple representa para a experiência do usuário

Não precisa ser nenhum fã de tecnologia para ter conhecimento dos lançamentos da Apple. Empresa adorada por milhares de pessoas em todo o mundo, seus eventos são verdadeiros shows, (tanto pela quantidade de pessoas, como pela emoção envolvida em cada um deles). Com o anúncio dos novos iPhone 6S e 6S Plus não foi diferente. A grande novidade da vez foi o […]

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Medidas de Sucesso

Com o cenário econômico cada vez mais desfavorável e incerto, no qual não sabemos quando as notícias ruins esvanecerão e as boas novas retornarão às capas dos jornais (ou feeds das redes sociais), torna-se difícil tomar decisões estratégicas. As organizações, pressionadas e com menos recursos, precisam ter cuidado na hora de definir onde colocar o pouco dinheiro que ainda possuem de […]

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Utilize métricas para mudar a experiência do cliente

Às vezes parece que métricas servem somente a si mesmas ao invés de terem um propósito maior. Pesquisas de satisfação ou de “NPS” (Net Promoter Score) não servem de nada às organizações se não forem utilizadas para identificar e agir contra as causas dos maus resultados ou para avaliar o progresso com relação ao que faz a diferença na jornada […]

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Ciclo de vida do cliente: uma ferramenta e um ponto de vista

Em uma conversa recente com um de nossos clientes, apareceu, diante dos nossos olhos, a importância e a magia do ciclo de vida dos clientes. O cliente disse que essa ferramenta fez com que a empresa toda fosse vista de uma outra forma. Nós já sabíamos que essa era uma ferramenta que tinha um valor muito grande para a empresa, […]

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