Projeto: Disseminando uma cultura de inovação

Disseminando uma cultura de inovação

Disseminando uma cultura de inovação

Criação de Culturas de Inovação, Inovação e Design de Serviço
Todos sabemos que inovação e sustentabilidade estão entre os temas mais recorrentes entre empresas de alta performance hoje. No entanto, entre pensar e fazer há um enorme vazio que muitas organizações não conseguem preencher. A EDP, multinacional portuguesa referência no setor elétrico, procurou a Livework para a auxiliar na construção, preparação e manutenção de um modelo de “inovabilidade”, termo adotado pela empresa e que une os conceitos de inovação e sustentabilidade.
Os escolhidos

Há 14 anos no Brasil, a EDP atua nas áreas de geração, distribuição e comercialização elétrica em nove estados de nosso país. Com tamanha separação geográfica, integrar colaboradores para tirar proveito de todo o conhecimento gerado, apesar de importante, é uma tarefa especialmente complicada.

Foi com base nisso que a EDP iniciou em 2012 o seu programa de iMentors, reunindo um grupo de pessoas com funções, localidades e perfis diversos, responsável por enxergar oportunidades, projetar soluções e, principalmente, carregar a bandeira da inovabilidade pela organização.

Site-Livework-EDP-1
Construindo capacidade

Para preparar esta equipe, decidimos imergi-los em um cenário prático, para que pudessem aplicar conhecimentos sobre design thinking, customer experience, inovação, sustentabilidade, entre outros, em um cenário real de projeto. Ao mesmo tempo em que se viam em momentos de incerteza e distantes de sua zona de conforto, a equipe iniciava um processo de criação de laços e ganho de confiança, peças fundamentais para o seu futuro como mentores.

Site-Livework-EDP-2

Aprendizado contínuo

O ganho de confiança em abordagens como a jornada do consumidor e o mapeamento de ecossistemas de serviços se dá no dia a dia. Por isso nossa equipe se envolveu no acompanhamento dos iMentors após as capacitações. Através de um programa de mentoria de seus projetos de inovação, nossa equipe ajudou as equipes da EDP a desenvolverem cinco conceitos finais que foram apresentados para stakeholders da organização. Seus resultados trouxeram ganho em eficiência operacional e redução de custos para a empresa, ao mesmo tempo em que focaram em uma melhor experiência de uso.

Site-Livework-EDP-3

Resultados energéticos

As soluções apresentadas no programa incluem desde a melhoria no serviço de acompanhamento que técnicos performam em campo até uma melhor gestão do conhecimento para a empresa.  Tudo isso só foi possível através da adoção da perspectiva do pensamento do design, design thinking, combinada com a visão de inovação em serviços que injetamos na organização.

Cada vez mais, grandes empresas estão percebendo o potencial do design para criar valor junto com clientes e impactar positivamente a  organização e o negócio. Esse modelo mental que ajudamos a construir diferencia a EDP em seu setor, pois cria soluções melhores para o seu negócio e para as pessoas que se conectam a ele, do lado de dentro e fora da empresa.

Descrição do Projeto

  • Client:
  • Date: jan 27, 2015
  • Tags: Criação de Culturas de Inovação, Inovação e Design de Serviço

Ver projeto

Cases recentes

Pergunte ao público,
não apenas ao seu consumidor
Diagnosticar a Experiência do Cliente, Inovação e Design de Serviço
Redesenhando a bilhetagem de ônibus em Goiânia
Inovação e Design de Serviço