Projeto: Quicar – Compartilhando carros direto da fábrica

Quicar – Compartilhando carros direto da fábrica

Quicar – Compartilhando carros direto da fábrica

Inovação e Design de Serviço
Quando a Volkswagen decidiu entrar no mercado de car sharing, ela queria se diferenciar dos concorrentes existentes. Nossa experiência com serviços e mobilidade nos permitiu testar rapidamente uma gama de conceitos com potenciais clientes, entendo qual o caminho mais rentável e diferenciado para o projeto.
Uma tendência crescente que atinge um novo mercado

Os clubes de carro fornecem aos seus membros automóveis, os quais podem ser alugados a partir de locais convenientes em seus próprios bairros. O acesso a um cartão inteligente (smartcard) elimina a necessidade de depósitos o que, além de reduzir a papelada – e consequentemente a burocracia – , torna o o serviço mais ágil para o usuário e elimina custos desnecessários para a empresa. A Volkswagen queria participar desta crescente tendência com o seu apelo aos motoristas urbanos mais jovens.

Como não evitar ser apenas mais uma oferta?

Clubes de carro ainda são bastante novos mas rapidamente tornaram-se padronizados e pertencentes a um nicho. Então como a Volkswagen poderia tornar o conceito popular? Como a empresa poderia tirar proveito do fato de ser a maior fabricante de automóveis da Europa? Para começar, definimos como pontos de diferenciação a conveniência e a confiabilidade, que poderiam ser fornecidos devido ao seu tamanho e alcance.

VW - QuicarUse maneiras rápidas e simples para iniciar um diálogo com potenciais clientes desde o começo do desenvolvimento de uma nova solução.

Conveniência e confiabilidade: as principais necessidades dos clientes

Muitos clubes já estabelecidos costumam deixar seus clientes na mão ao não ter carros disponíveis em horários de pico. O novo clube da Volkswagen, Quicar, tem a capacidade de proporcionar estações com grande quantidade de veículos, permitindo que os clientes reservem um carro em apenas cinco minutos. Em horários de pico, o Quicar pode facilmente repor os estoques e aumentar ainda mais o volume de carros a disposição dos clientes.

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Como tornar um mercado de nicho popular?

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Serviço personalizado

O amplo alcance do Quicar significa que o clube pode fornecer carros que atendam a uma grande variedade de necessidades dos clientes, incluindo as de estudantes, empresas comerciais e famílias. Para incluir famílias, por exemplo, a Volkswagen oferece o ‘Quicar Plus’ e uma opção ‘Família’, para dar às pessoas a liberdade de utilizações mais longas e acessos compartilhados.

Rumo ao futuro

Focamos em uma irritação comum dos usuários com o modelo dos clubes de carro existentes para construir uma nova estratégia para a Volkswagen. Ao prestar um serviço unicamente confiável e conveniente, a Quicar tem conseguido levar um modelo emergente para a frente e criar, ao mesmo tempo, um novo mercado para a Volkswagen.

Descrição do Projeto

  • Client:
  • Date: jan 29, 2015
  • Tags: Inovação e Design de Serviço

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