fbpx

Projeto: Transformando o futuro de brasileiras com Design Thinking

Transformando o futuro de brasileiras com Design Thinking

O desafio estava lançado: Como impactar a vida de 10 milhões de meninas em 5 anos? Em parceira com a PLAN International Brasil, a Livework conduziu um workshop de Design Thinking com um desafio grande nas mãos e cinco pontos de partida para conseguir alcançá-lo. Mais do que apenas um projeto de capacitação, era preciso entender os cenários, conhecer os usuários, desenvolver soluções de forma colaborativa e prototipar cinco projetos com potencial exponencial.

A Plan International é uma ONG que atua no Brasil desde 1997 e dedica-se a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social. A Plan também tem viabilizado condições de subsistência a muitas comunidades em situação de emergência que não tinham acesso a recursos essenciais, como a água. Em 2017, a Plan International Brasil foi eleita a melhor ONG que cuida das crianças e adolescentes no país pelo “Melhores ONGS Época”.

Nos últimos anos, a Plan International Brasil (PIB) recebeu o desafio da administração internacional da ONG (Plan Federation) de, além de implementar projetos, captar recursos e ser financeiramente sustentável. E assim ampliar a sua atuação no Brasil e se fortalecer no âmbito da “Plan Federation”.

Juntamente com esta transição definiu-se um novo posicionamento para o escritório brasileiro: “Um Brasil justo e igualitário para todas as meninas”. Além de rever o modelo de atuação no Brasil, a PIB buscava escalabilidade de suas iniciativas por meio de parcerias efetivas e foi neste contexto que a Livework Brasil foi chamada, sendo uma das primeiras empresas recrutadas para apoiá-los no sentido de tangibilizar as iniciativas internas em ações visando a implantação de projetos ainda mais abrangentes, inspiradores e transformadores nas vidas de milhares de meninas em todo o território nacional.

O design como abordagem para escalar ações

Pensando no escalonamento da atuação da Plan no Brasil, surgiu a oportunidade de apoiar-se na abordagem do Design Thinking para tangibilizar as ações da ONG, pois o processo de transição da Plan Brasil em uma ONG capaz de implementar projetos, captar recursos e ser financeiramente sustentável está intrinsecamente relacionado à transformação interna da organização tornando-se mais eficiente, abrangente e inovadora.

A partir destas premissas apresentadas pela PLAN, o projeto envolveu entender a ONG e o contexto das meninas e mulheres no Brasil e elaborar, a partir disso e por meio do Design Thinking, um conteúdo teórico-prático facilitado em atividades durante um Workshop de 16 horas, que aconteceu em São Paulo em Julho de 2018.

Os desafios propostos buscavam desde a conceituação e estruturação da plataforma “MeninasLíderes.com”, a melhoria na experiência dos doadores atuais da ONG, um novo formato de venda dos produtos e projetos da PLAN, a viabilidade de criação de um fundo de apoio às iniciativas lideradas por meninas em todo o Brasil e finalmente, o reconhecimento de empresas engajadas em ações que garantam a igualdade de gênero no setor corporativo. Tudo isso alinhado ao propósito da PLAN Brasil, em proporcionar um futuro mais justo e igualitário para todas as meninas e mulheres do país, e à meta de transformar a vida de dez milhões de meninas em cinco anos, sendo que para que essa meta seja atingida é fundamental a exponencialidade das ações propostas.

“O trabalho com a Livework foi extremamente relevante para nos ajudar a pensar fora da caixa, de forma estruturada. Essencial para este momento que estamos vivendo!” – Cynthia Betti, Diretora Executiva da PLAN International Brasil.

A diversidade de olhares enriquece a cocriação

A preparação do workshop contemplou momentos com dinâmicas distintas: momentos teóricos, com foco em apresentar a abordagem do Design Thinking, ferramentas e técnicas aos participantes. E momentos práticos, com atividades em grupo que proporcionaram a discussão e reflexão dos contextos de cada um dos desafios, considerando os diferentes cenários e perfis de usuários.

Para cocriar as cinco iniciativas que guiarão o novo posicionamento da PLAN Brasil, o workshop reuniu em uma sala funcionários e conselheiros da PLAN Brasil, meninas beneficiárias dos programas da ONG, influencers feministas na mídia, empresas parceiras e doadores. A diversidade de olhares, opiniões e experiências que os participantes trouxeram para as equipes permitiu abordar cada desafio de maneira mais vasta e isso enriqueceu as discussões e aumentou as possibilidades de soluções. A multidisciplinaridade da equipe também potencializou os pilares da abordagem do Design Thinking, a empatia, colaboração e experimentação, pela oportunidade de envolver os principais stakeholders no desenvolvimento completo do projeto, desde a compreensão dos contextos dos desafios, à etapa de ideação, prototipagem e validação das soluções desenvolvidas, com o mindset da experimentação ao longo de todo esse processo.

“[A parceria com a Livework] Foi muito importante pois permitiu que nós ampliássemos a visão sobre construção de projetos. Foi ótimo poder ter a visão de outras pessoas que não fossem da PLAN para nos dar mais insumos a questões que não conhecíamos antes.” – Ana Nery, funcionária da PLAN Brasil.

A apropriação dos conceitos e ferramentas do Design foi essencial para aproximar os participantes ao contexto da PLAN e à realidade das meninas líderes e estimular novas ideias e soluções para problemáticas cotidianas da ONG. Ao final do workshop, as equipes apresentaram soluções prototipadas e validadas com usuários, assim como evidenciaram todo o processo de entendimento, empatia, criação e colaboração absorvidos nas etapas anteriores.

Juntas somos mais fortes!

Em apenas dois dias de workshop 40 pessoas foram capacitadas na abordagem do Design Thinking, mas mais do que isso, foram sensibilizadas e engajadas com os programas da PLAN e com a causa das meninas líderes. Os cinco desafios selecionados se transformaram em cinco novas frentes de atuação para a ONG, validadas com usuários e estruturadas em projetos que têm potencial exponencial de alcançar a meta de transformar as vidas de 10 milhões de meninas em 5 anos e, ao mesmo tempo, agregar valor e dar mais visibilidade e autonomia para a PLAN Brasil.

“A sensação boa de que o que eu sempre quis pra Plan, finalmente, vem acontecendo! E a integração visivelmente exercitada ali faz parte da minha ideia da Plan ideal.” – Salete Moraes, conselheira da PLAN Brasil.

Hoje o Brasil enfrenta desigualdades econômicas, políticas e sociais que são acentuadas pela desigualdade de gênero. Ao desenvolver e apoiar projetos e iniciativas que  visam garantir segurança, educação e igualdade de oportunidades para meninas e mulheres, se constrói um futuro mais justo para todas. E apesar de surgirem diversas iniciativas e movimentos engajados na mudança, muitas vezes, falta um apoio inicial para que ideias, sonhos e projetos se estruturem, sejam escalados e se tornem sustentáveis. Dessa forma, para a Livework é uma honra poder participar desse momento decisivo da PLAN Brasil na conceituação e estruturação de projetos que vão impactar milhares de meninas e mulheres no futuro.

 

A PLAN International Brasil, assim como demais ONGs, dependem de doações, apoio e parcerias para realizarem o seu trabalho e transformarem a realidade das pessoas. Saiba como você também pode ajudar aqui: https://plan.org.br/.

Descrição do Projeto

  • Client:
  • Date: mar 12, 2019
  • Tags:

Ver projeto